Sinopse: Este podcast
pretende apresentar, de forma abstracta, alguns momentos e espaços do meu dia e da minha noite, intersectados com formas de pensamento complexas. Pretende, sobretudo, ter as características da minha forma de ser e estar: é confuso, inconclusivo e distante.
Aspectos positivos: A tomada de consciência da dificuldade trabalhar sobre a nossa identidade, a reflexão que permite fazer sobre o “eu” e o assumir desse “eu” perante os outros. O estímulo à criatividade e à lógica; a capacidade “analítico-sintética” de nos expormos num minuto.
Guião:
Aspectos negativos: Dificuldade em conseguir que o podcast não perdesse a definição pretendida por mim ao ser colocado no blog, o que me aconteceu pelo menos duas vezes até acertar com o programa.
Sinopse: Neste vídeo de 1 minuto tentei retratar a minha forma de encarar a vida, o caminho de vida que sigo e pretendo continuar seguir, o que, na minha opinião, evidencia bastante da minha personalidade.
Aspectos positivos: Em termos técnicos, este trabalho trouxe algumas vantagens pois permitiu-me aperfeiçoar os meus conhecimentos sobre ferramentas de vídeo, nomeadamente sobre o Windows Live Movie Maker, bem como beneficiar a minha destreza nas ferramentas informáticas e de vídeo. Por outro lado, a realização deste vídeo provocou também que pensasse um bocadinho sobre mim, sobre o que constaria como tema de vídeo e qual seria a forma mais adequada de realizar o vídeo, para que este me caracterizasse. Explorei a minha personalidade.
Aspectos negativos: O principal problema deste vídeo foi a sua duração. Um minuto revelou-se pouco tempo para aquilo que queria fazer e mostrar. Outro dos aspectos negativos foi a opção de conteúdo para o vídeo: primeiro não sabia o que fazer, depois tive várias ideias e não sabia qual escolher e qual achar a mais adequada e interessante.
Reflexão crítica: A própria construção do vídeo permitiu a que pensasse sobre mim e explorasse, propositadamente a minha personalidade e a minha forma de viver. A construção do vídeo, em termos técnicos, revelou-se também enriquecedora. Se, no primeiro impacto, o facto de ter que fazer um vídeo de apenas um minuto me pareceu bastante difícil e, de certa forma, frustrante, depois, no decorrer do trabalho revelou-se positivo. Isto porque permitiu-me ter uma escolha mais selectiva e mais compacta, não deixando, contudo, de focar o fundamental. Consegui, em pouco tempo e com poucos recursos, evidenciar um dos aspectos mais fundamentais da minha vida.
Aspectos Positivos: A possibilidade que temos para imaginar e idealizar coisas que mesmo não sendo aproveitadas para o projecto final nos enriquecem de material e de experiências (tendencialmente divertidas); A limitação de um minuto é positiva porque nos permite desenvolver a capacidade de decisão e busca em nós a criatividade.
Aspectos positivos: Este vídeo permitiu-me conhecer novos programas informáticos e saber tirar o melhor partido dos mesmos. Para além disso, deu-me a possibilidade de “ dar asas” à minha imaginação e poder, através de um formato divertido, explorar um bocadinho o meu “eu”.
Aspectos negativos: Percebi que um minuto é bem mais curto do que aquilo que pressupus para a realização desta actividade pois, gostaria de poder dizer muito mais sobre mim. Pude verificar também que falar de mim ou de nós próprios é uma tarefa difícil e mais complexa uma vez que, também exploramos o nosso ser, o nosso íntimo.
EPIC 2014
Janela da Alma - José Saramago
The Machine is Us/ing Us
1 in Paraskeva, João e Oliveira, Lia Raquel (2008) Currículo e Tecnologia Educativa, Volume . Mangualde: Edições Pedagogo
Imagem do Ben Heine - http://www.benheine.com/index.html