Subscribe RSS

Numa sociedade recheada de tecnologia, a blogosfera assume um papel preponderante, pois governa e entrelaça várias componentes das nossas vidas, que muitas vezes são publicadas pelos próprios protagonistas. Por muito que queiramos resistir a participar neste mundo da blogosfera, a tentação e até a necessidade é enorme, pelo que damos por nós a entrar todos os dias, e várias vezes por dia, na blogosfera.
Com isto, em termos mais concretos, blogosfera define-se como um “termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social.” (Wikipédia - "a nova 'base' de conhecimento"1). Os diários escritos à mão e em papel vêem-se agora substituídos pelos blogues, onde os seus autores escrevem e publicam textos bastante variados, mas que, certamente, têm fortes representações nas suas vidas e, por algum motivo, sentem necessidade em partilhar. A partir do momento desta publicação e consequente partilha, o Mundo pode, através de um clique, conhecer estes aspectos da vida dos “blogueiros“, bem como eles próprios. A abismal diferença da blogosfera em relação aos diários ou até a um jornal é exactamente a possibilidade de o Mundo ter acesso, pois o espaço geográfico onde cada um escreve o seu texto, em nada limita o acesso de outras pessoas. Assim, clique atrás de clique, a rede torna-se cada vez mais entrelaçada, laçando cada vez mais pessoas e, consequentemente, cada vez mais vidas, que se dão a conhecer à Terra.


1 in Paraskeva, João e Oliveira, Lia Raquel (2008) Currículo e Tecnologia Educativa, Volume . Mangualde: Edições Pedagogo

Imagem do Ben Heine - http://www.benheine.com/index.html

Category: | 0 Comments

0 comments to “Actividade A - Ponto 3: A abismal blogosfera”